3 dicas de lanches para diabéticos

Quem tem diabetes precisa controlar os níveis de glicose no sangue e é importante se alimentar em intervalos regulares, nunca passando mais de três horas sem comer.

Por isso, os lanches são grandes aliados dos diabéticos. Mas, muitas vezes, fica difícil criar opções saborosas sem deixar a refeição sem graça. Para fugir da mesmice e das versões dietéticas, é uma boa ideia investir em alimentos naturais e saudáveis – especialmente aqueles que ajudam no controle do açúcar no sangue. Se você já tem diabetes ou tem tendência a desenvolver a doença e quer evitá-la, vem conferir algumas dicas de lanchinhos saudáveis e gostosos.

Afinal, o que é o diabetes?

O diabetes é uma doença causada quando o pâncreas não consegue produzir insulina – ou a produção é insuficiente – e os níveis de glicose no sangue ficam elevados, causando hiperglicemia. Isso acontece porque o hormônio é responsável pelo controle do índice glicêmico e quando ele não atua da forma que deveria, o teor de glicose no sangue tende a subir. Por isso, pessoas com diabetes precisam controlar a alimentação e é importante evitar alguns alimentos que contém muitos açúcares.

Dicas de alimentos para incluir no seu lanche

1 – Oleaginosas: as oleaginosas são o que muitas pessoas chamam de castanhas. Nozes, castanhas-do-Pará, amêndoas, pistache, amendoim e castanha de caju são alguns dos exemplos mais conhecidos – e mais consumidos – desse tipo de alimento. Além de serem supersaborosas, as oleaginosas dão saciedade, ajudam a diminuir os picos de glicose e têm gordura benéfica para o coração.

2 – Mix de frutas secas: para quem gosta de frutas, uma boa sugestão é optar pela versão desidratada. Damasco e uva passa são as mais fáceis de encontrar em mercados e são ótimas para a saúde e ricas em zinco, que melhor a imunidade. Além disso, as uvas passas têm propriedades antioxidantes e auxiliam no controle da pressão arterial. Cranberries secos também são comuns e ajudam a limpar as vias urinárias.

3 – Chocolate amargo: ao contrário do que muitos pensam, pessoas com diabetes podem sim comer chocolate, mas é melhor optar por aqueles com pelo menos 70% de cacau. Com menos açúcar e mais cacau, eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, o chocolate amargo ajuda a reduzir a pressão arterial, controlar o colesterol e melhorar o funcionamento do pâncreas – ideal para diabéticos! Mas é sempre bom evitar o exagero.

fonte: http://www.conquistesuavida.com.br

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