Boa alimentação e saúde melhoram disposição

Atualmente com os fast-food e comidas congeladas é fácil não ter uma alimentação saudável e prejudicar a saúde.

Mas viver bem e de maneira saudável é importante no dia a dia para manter o bom humor, a energia e ter força para realizar as tarefas diárias.

Um bom jeito de começar é procurar manter uma alimentação nutritiva e saudável, pois os alimentos são considerados excelente fonte de energia.

Primeiro alimentar-se em períodos de três em três horas é importante. As melhores opções para o seu cardápio são alimentos frescos, naturais e variados.

Para ficar mais fácil montá-lo lembre-se dos grupos básicos da pirâmide alimentar: 

  1. Pães, cereais, massas e arroz: Esses alimentos fornecem carboidratos complexos e são importante fontes de energia. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

 

  1. Vegetais:A combinação desses alimentos fornecem fibras e vitaminas e minerais. Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outras preparações.

 

  1. Frutas: Devem entrar na alimentação em grande variedade, por oferecerem nutrientes e vitaminas, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.

 

  1. Leite e derivados:Os laticínios, como leite, queijos, iogurte, constituem a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento.

 

  1. Carnes em geral, ovos e feijões:Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessárias no crescimento das crianças. São ainda fontes de vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

 

  1. Alimentos ricos em gordura e açúcar:Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas. As gorduras também fornecem energia para o crescimento, e participam na formação de hormônios, porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o frequente consumo destes alimentos inibem o apetite para os mais saudáveis e podem promover a obesidade.

 

Outra dica para manter uma alimentação saudável é ao ingerir alimentos crus deve-se lavá-los muito bem.

E depois para ter uma boa digestão mastigue bem enquanto come e não se esqueça de desfrutar o delicioso sabor de cada refeição.

Para tirar dúvidas de qual a quantidade certa de cada grupo alimentar consumir é importante consultar um nutricionista, pois cada organismo tem uma necessidade de alimentação variada.

 

Com informações dos portais Mundo Educação e Ser Melhor

 

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