Leite de castanha

Leite de castanha: Descubra como fazer em casa de forma fácil

Seja para cuidar da saúde, seja por modismo, a verdade é que o leite de castanha virou o queridinho do momento. Feito a partir de oleaginosas, como a castanha de caju ou amêndoas, a bebida é chamada de leite por também possuir uma cor clara e leitosa.

O leite de castanha, além de leve e saudável, também é uma ótima forma de substituir o leite de vaca, que exige mais esforço do organismo na hora da digestão e pode causar alergias e intolerâncias. Sua textura sedosa e gosto delicado agrada ao paladar. E ele pode ser combinado até com café. Além disso, pesquisas no mundo todo reconhecem os diversos benefícios das oleaginosas.

Como preparar o leite de castanha em casa?

O primeiro passo é escolher a oleaginosa que quer usar. O leite de castanha pode ser preparado com diversos tipos, como avelã, nozes, amêndoas, castanha do Pará ou de caju. Ou até mesmo sementes de girassol, linhaça, gergelim e amendoim. O ideal é seguir um preparo básico e adaptar o tempo de molho conforme a semente escolhida, já que algumas são mais firmes do que as outras.

Comece colocando uma xícara (chá) de castanhas, cruas e sem sal, em uma tigela. Adicione 4 xícaras (chá) de água, cobrindo todo o conteúdo. Coloque de molho na geladeira por aproximadamente 8 horas – esse tempo pode mudar conforme a firmeza da semente. Depois, escorra o líquido usando uma peneira adequada e lave bem as castanhas. Coloque-as no liquidificador e misture com 3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada. Bata na potência máxima por pelo menos dois minutos, até que o líquido fique homogêneo.

Quando usar sementes com pele, como as avelãs e as amêndoas, será preciso coar o líquido. Para isso, use um tecido fino e limpo. Coloque o leite extraído em uma garrafa com tampa e guarde na geladeira. No caso de sementes mais macias e sem pele, como a de girassol ou caju, o leite pode ser tomado sem coar, caso você prefira. Com o tempo, ajuste a proporção da água: quem prefere uma bebida mais grossa deve colocar menos líquido na hora de bater.

Dicas para aproveitar melhor o leite de castanha caseiro

  • Não jogue fora os resíduos que sobram depois que você coar o leite. Esse farelo é feito de muitas fibras, que ajudam o nosso organismo. Aproveite para misturar em receitas como as de biscoitos, bolos e patês.
  • Também é possível usar esse resíduo para fazer uma espécie de ricota vegetal. Tempere o farelo com limão, azeite, sal, pimenta, ervas e outros ingredientes da sua preferência. Sirva com pão ou torradas.
  • Por ser um alimento fresco, é preciso ter muito cuidado com a higiene. Lave bem as mãos enquanto fizer a receita e também os utensílios usados.
  • O ideal é consumir o leite de castanha no mesmo dia em que ele foi preparado. Se não for possível, guarde na geladeira em uma garrafa fechada – ele vai durar de 3 a 4 dias, porém sempre observe o odor e a textura antes de consumir. É normal que depois de algumas horas a parte sólida fique separada da parte líquida. Basta agitar a garrafa para homogeneizar a bebida novamente.
  • É possível combinar o leite de castanha com diversos ingredientes. Para adoçar, pode-se usar mel ou melaço de cana de açúcar, por exemplo. Já para aromatizar, experimente frutas como banana, maçã, mamão. Ou vegetais como beterraba, cenoura, hortelã. Em ambos os casos avalie se é melhor misturar antes ou depois de coar. Quem gosta de shakes pode bater o leite de castanhas com cacau ou até mesmo com chocolate em pó.
  • Em dias frios, aquecer o leite de castanha com mel e canela é uma ótima dica. Mas não aqueça demais pois a bebida pode ficar com um aspecto talhado.

Conheça os benefícios do leite de castanha

Considerado bastante saudável, pelos médicos, o leite de castanha oferece muitos benefícios para nossa saúde:

  1. Não possui gordura saturada, apenas a do tipo saudável, que ajuda no controle do peso.
  2. Tem pouca quantidade de carboidratos, por isso não ocasiona picos de açúcar no sangue, o que ajuda a reduzir os riscos de diabetes.
  3. Não possui lactose e por isso é uma ótima alternativa para quem tem alergia ou intolerância a essa substância.
  4. Por ser feito em casa, não possui aditivos industriais, nem hormônios.
  5. É rico em vitamina E, o que ajuda a deixar a pele mais bonita e viçosa.
  6. Rico em ômegas e ácidos graxos que ajudam a prevenir hipertensão e problemas cardíacos.
  7. Possui vitaminas do complexo B, riboflavina e ferro.
  8. Não contém glúten.
  9. É muito fácil de fazer, o que incentiva o cuidado com a saúde.
  10. Se for consumido no mesmo dia, não requer refrigeração, assim, pode ser transportado facilmente para o trabalho, escola, academia, passeios.

 

LEIA TAMBÉM:

Saiba os benefícios da azeitona para a sua dieta

Dicas de lanches saudáveis para a criançada nestas férias

Tags: Tags: |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...