benefícios da azeitona

Saiba os benefícios da azeitona para a sua dieta!

Um dos petiscos mais apreciados pelos brasileiros e ingrediente para receitas de saborosos pratos ao redor do mundo, a azeitona oferece uma série de benefícios para a nossa saúde. Pera aí! Mas a azeitona não é muito calórica? Esse, imagino, deve ser o questionamento que deve estar passando pela sua cabeça neste momento, não é mesmo?!

Realmente, qualquer alimento, quando consumido em excesso, pode trazer malefícios para a nossa saúde. Mas, neste artigo, que conta com a parceria da nutricionista Caroline Guanabara, especialista em nutrição clínica funcional e materno-infantil, você vai descobrir que, se aplicada de forma correta na sua dieta, a azeitona pode ser uma grande aliada, ainda mais se você optar pela nossa queridinha: a Azeitona Aliminas!

Fruto vindo da oliveira, a azeitona é um alimento com baixo teor de açúcares (2,5 – 6%) e alto teor de gorduras boas (9-30%) – valores que variam de acordo com o tipo de azeitona, o grau de maturação, a sazonalidade e a variedade.

E elas são classificadas em três tipos: verdes, mistas e pretas. O que difere cada uma é o tempo de maturação. A azeitona verde é obtida a partir de frutos colhidos após atingirem o tamanho definitivo, porém ainda imaturos. A mista é colhida durante a mudança de cor, entretanto, ainda antes da maturação completa. Nesse caso, ela pode ter cor rosada, rosa avermelhada ou castanha. Já a preta é obtida a partir de frutos colhidos quando completamente maduros.

“Essa diferenciação na classificação faz com que as azeitonas, além da cor, tenham também sabores diferentes. As verdes costumam ser mais firmes e amargas. Já as pretas são levemente adocicadas e apresentam sabor marcante”, explicou a nutricionista Caroline Guanabara.

Veja 5 benefícios da azeitona para a sua saúde:

  • Auxilia na redução do colesterol ruim: as azeitonas são ricas em gorduras monoinsaturadas.
  • Rica em compostos antioxidantes: com isso, elas atuam na proteção das células contra radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por doenças crônico-degenerativas, como o câncer.
  • Aperitivo saudável: 1 porção de 30g (aproximadamente 7 unidades) possui em torno de 44 calorias, além de ser fonte de gorduras boas e fibras que proporcionam saciedade. Assim, ela é uma excelente opção de lanche para quem deseja emagrecer.
  • Nutrientes essenciais para a boa saúde:quando consumida dentro de uma alimentação saudável, pode oferecer benefícios para a saúde como um todo. Ela é rica em nutrientes essenciais para o organismo, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, fibras e vitamina C.
  • Protege o seu coração: isso porque as azeitonas possuem gorduras monoinsaturadas em sua composição.

Contraindicações:

De acordo com a nutricionista Caroline Guanabara, apesar dos vários benefícios deste saboroso fruto, ao realizar o seu consumo, é preciso ficar atento, pois ele tem uma grande quantidade de sódio.

“A azeitona possui oleuropeína, um componente que deixa sabor amargo quando o fruto é consumido in natura. Por isso, é ideal que ele fique em conserva em salmoura (água e sal) para eliminação deste sabor. A salmoura, por sua vez, aumenta a quantidade de sódio. Assim, pessoas com hipertensão ou que estejam com orientação de redução de sódio na alimentação, devem ficar atentos ao consumo deste alimento. Uma dica é lavar as azeitonas em água corrente ou deixar de molho na água filtrada por 15 minutos. Esse processo reduzirá a quantidade de sódio absorvido por elas durante o armazenamento”, orientou a especialista.

E aí, ainda tem dúvidas se deve ou não consumir essa deliciosa iguaria? Para aguçar o seu paladar, selecionamos uma receita fácil, rápida e nutritiva feita com a querida Azeitona Aliminas. É para você saborear sem medo de ser feliz!!! Vale a pena conferir.

Patê de azeitona

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de azeitona preta Aliminas sem caroço picadas
  • 3 colheres (sopa) de cottage ou iogurte natural sem sabor
  • 100 g de ricota
  • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem
  • Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador. Agora, é só servir com pãezinhos ou torradas.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Uva-passa engorda ou emagrece

Conheça os principais benefícios das castanhas, nozes e amêndoas

Tags: Tags: |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...