Saiba os benefícios das frutas secas na sua alimentação

As frutas secas são uma ótima inclusão para sua dieta, respeitando a quantidade diária indicada. São ótimas para consumo no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como substitutas das sobremesas.

As frutas secas têm vitaminas, fibras e minerais, que auxiliam o organismo e regulam o intestino. As frutas secas são conhecidas também por darem um toque especial às refeições, proporcionando sabor agridoce e delicioso. 

Frutas cristalizadas x frutas secas

É muito importante nos atentarmos nos rótulos dos produtos para garantir que está comprando realmente frutas secas e não as cristalizadas.

No processo de cristalização ou glaciação, toda a água da fruta é substituída por açúcar. Já no processo de desidratação, a fruta perde a água pela evaporação, mas concentra o açúcar natural e preserva os nutrientes e fibras.

Por não ter nenhuma adição de açúcar, as frutas secas (ou desidratadas) são muito mais benéficas e menos calóricas.

Dependendo da fruta a quantidade pode variar bastante, mas o indicado pelos nutricionistas  geralmente é de 30g por dia – ou dois damascos secos por exemplo. Se você for do tipo que prefere as cristalizadas, mantenha entre 10g por dia – e não deixe de consumir também as frutas in natura!

 

Confira 8 benefícios das frutas secas para seu organismo:

 

1. Algumas frutas secas como o damasco são ricas em vitamina A, o que é ótimo para a visão e reforça o sistema imunológico.

2. São extremamente ricas em vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3, B6) e em ácido pantotênico, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

3. São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.

4. Algumas delas, como as ameixas, são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino pelo seu poder laxativo.

5. Frutas secas como as uvas passas possuem função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia. Além disso, elas ainda podem ajudar na prevenção da osteoporose.

6. Algumas frutas secas como as tâmaras podem ser boas para a pressão arterial, mas vale tomar cuidado por causa do valor calórico.

7. As tâmaras também são uma ótima fonte de energia imediata, sendo uma opção para o pós-treino de praticantes de atividade física.

8. Elas matam a vontade de comer doces sem fugir da dieta.

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