Tecnologia e gestão: as tendências para supermercados, mercadinhos e mercearias

Todos sabemos que o mundo está cada vez mais digital e conectado, com a tecnologia fazendo parte integrante do dia a dia de pessoas e negócios em todo o mundo; curiosamente, mesmo a consciência de se estar em um mundo informatizado não é suficiente para que muitos empresários varejistas invistam em tecnologia e novas práticas de gerenciamento para melhorar a gestão e alavancar seus negócios em face dos novos desafios e demandas do mercado.

Medo dos valores do investimento e pouco domínio sobre o tema muitas vezes são os principais fatores que tiram o foco dos empresários e gestores sobre as ferramentas que podem vir a ser decisivas para o bom desenvolvimento da empresa. Sendo assim, selecionamos três tendências de varejo que você precisa conhecer melhor, pois podem ajudar sensivelmente na gestão de seu comércio. Confira:

  • Online e digital: seu público está no meio digital, através de apps, tablets e computadores, portanto você também precisa estar. A prática do e-commerce já está consolidada há muito tempo e só vem crescendo em todo o mundo, portanto é um assunto que deve receber sua atenção e investimentos. Mantenha um sistema de estoque atualizado e conectado ao seu site e ofereça a possibilidade de compra online e delivery para atender seu cliente fora do espaço da loja. Paralelamente, dê atenção ao seu atendimento em redes sociais para otimizar seu contato com o consumidor em todas as esferas.
  • Valor agregado na loja: praticidade, aconchego e atividades como demonstrações e cursos, além de anexos como cafés e restaurantes, podem ser grandes diferenciais para atrair e fidelizar o cliente, por isso fuja da guerra de preços e da dependência de promoções para conseguir destacar-se. Invista em planejamento e elementos que agreguem valor ao seu ambiente para ter uma empresa realmente diferenciada.
  • Atenção ao perfil do público: casais sem filhos, solteiros, famílias pequenas, veganos, esportistas, entre tantos outros, são perfis que têm aparecido com uma frequência cada vez maior no mercado, e isso cria oportunidades de atuação especializada e diferenciada. Invista em pesquisa e relacionamento para conhecer seu público e seus nichos e crie uma atuação diferenciada junto a eles para ganhar mais destaque no mercado.

 

Tags: Tags: | | | | | |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...