Uva passa engorda

Uva-passa engorda ou emagrece? Conheça os benefícios deste fruto e como utilizá-lo!

As frutas secas como a uva-passa são extremamente nutritivas e têm um sabor característico quando usadas em determinadas receitas. É importante mesclar os dotes culinários com o fato de este alimento ser apropriado para o seu bem-estar e forma física. Dessa forma, podemos conhecer os benefícios da uva-passa e sua contribuição nas dietas.

Propriedades:

A uva-passa nada mais é do que um fruto desidratado com muitos nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais para manter a nossa saúde corporal, como vitaminas A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco.

Ela é um alimento que facilmente pode ser integrado à dieta, servindo para se fazer receitas doces e salgadas. Para você ter uma ideia, 100g de uva-passa têm em torno de 299 calorias.

Outro ponto importante é que a uva-passa contém antocianinas e não possui glúten, o que é ótimo para quem tem intolerância.

Informações nutricionais:

Em uma porção de 100g de uva-passa encontramos os seguintes nutrientes:

  • Energia: 299 calorias
  • Carboidratos: 79,2g
  • Proteínas: 3,1g
  • Gorduras: 0,5g
  • Fibras: 3,7g

Benefícios:

  1. Efeito laxativo

Diversas pessoas que lutam para perder peso têm problemas durante o processo da digestão. Então, consumir alimentos que contêm fibras são importantes, porque eles contribuem para um bom processo digestivo, favorecendo o funcionamento intestinal.

Tendo esse efeito laxativo, a uva-passa reduz a ocorrência de constipação, e facilita a absorção dos nutrientes, além de ser uma aliada na eliminação de toxinas e radicais livres.

Para se ter uma ideia, 40g de uva-passa têm em torno de 1,5g de fibras, que regulam o funcionamento da flora intestinal. Essa quantidade de uva-passa corresponde a 6% do que as mulheres necessitam diariamente para o bom funcionamento do seu intestino. Para os homens, essa mesma quantidade corresponde a 4 % da necessidade deles de fibras diárias.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A uva-passa tem em sua composição substâncias como vitaminas do complexo B e minerais que previnem a anemia.

Ela é um potente estimulante natural para a síntese contínua de glóbulos vermelhos. Outra substância contida na uva-passa é a arginina, que atua no fortalecimento do corpo, evitando fraqueza e mal-estar.

  1. Ação contra infecções

A uva-passa contém fitonutrientes pofenólicos, substâncias que podem atuar como anti-inflamatórios. Esses efeitos reduzem a possibilidade de febres e ações de bactérias.

  1. Estímulo sexual

A uva-passa também contém uma substância, já citada anteriormente, chamada arginina, que é um aminoácido importante para homens com problemas de disfunção erétil.

  1. Ajuda na prevenção do câncer

A uva-passa tem antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra a ação de radicais livres, que podem favorecer o aparecimento de tumores na mama, próstata, fígado e outros.

  1. Cabelos hidratados e com brilho

Ela pode ajudar a reduzir a queda dos fios, já que é rica em ferro, um mineral crucial para o fortalecimento do corpo de uma forma geral. A uva-passa também tem vitamina C, que auxilia na absorção de ferro pelo organismo.

  1. Proteção contra doenças cardiovasculares

A uva-passa é rica em potássio, cuja função é controlar a quantidade de sódio no organismo. Em excesso, o sódio pode promover a retenção de líquido e aumentar a pressão arterial.

Ingerir regularmente uvas-passas contribui para a prevenção de hipertensão, acidente vascular cerebral, entre outras condições que inferem sobre a saúde do coração.

  1. Saúde bucal na gravidez

Ela auxilia na conservação do hálito, porque tem em sua composição ácido oleonólico, que também previne vários problemas bucais.

  1. Efeito energético

A uva-passa fornece uma pequena contribuição de energia, já que contém frutose, o açúcar da fruta. Ela eleva o nível de energia, além de favorecer a absorção de minerais e vitaminas importantes para a saúde.

Assim, se você tem mais energia terá seu rendimento físico aumentado, seja para fazer exercícios, como na sua rotina do dia a dia, o que vai lhe dar resultados positivos no trabalho e nos estudos.

Uva-passa engorda?

Já vimos quantas calorias uma porção de uva-passa contém, mas não pense com isso que você deve evitar esse alimento. O recomendado é você ingeri-los em porções moderadas, e não eliminá-lo da sua dieta.

Como ela é rica em fibras, transmite saciedade para o organismo. Dessa forma, você reduz a quantidade de alimentos nas refeições, e pode perder peso.

Bom, nosso assunto fica por aqui. Qualquer dúvida deixe um comentário abaixo que  lhe retornaremos em breve!

 

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