principais benefícios das castanhas, nozes e amêndoas

Você conhece os principais benefícios das castanhas, nozes e amêndoas?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essas três importantes sementes, que são grandes aliadas para a nossa saúde e boa forma. Vamos lá?

Castanha-do-pará                                                             

1.Previne doenças do coração

Mesmo contendo gordura do tipo saturada, a castanha-do-pará possui ácidos graxos que ajudam a elevar os níveis do colesterol HDL, que previne doenças do coração. Ela também reduz os níveis do colesterol LDL, que está relacionado ao aparecimento da aterosclerose, causador de infartos.

2.Auxilia no combate ao câncer

A castanha do Pará é rica em selênio, que tem uma função preventiva contra os tumores, e é eficiente no tratamento de alguns tipos de câncer. Estudos comprovaram que o selênio ajuda a combater células cancerígenas do colo do útero e reduz o crescimento dessas células na próstata.

 3.Ajuda a emagrecer

Por ser rica em fibras e proteínas, a castanha-do-pará causa sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos. Como ela possui selênio, previne o hipotireoidismo, um distúrbio hormonal que faz com que as pessoas ganhem peso.

4.Fortalece os ossos

Rica em minerais como magnésio e fósforo, a castanha-do-pará é fundamental para o processo de construção óssea, como fixação de cálcio nos ossos e nos dentes.

Nozes

1.Previne o câncer de mama e próstata

Rica em ômega 3, ômega 6, vitaminas C e E, zinco, potássio, aminoácido e arginina, essa semente ajuda a diminuir a velocidade com que as células cancerígenas crescem em nosso organismo.

2.Contribui para a perda de peso

As nozes possuem muitas fibras e proteínas, assim como a castanha do Pará, o que transmite a sensação de saciedade. Além disso, o consumo dela em nossa dieta, sem exageros, reduz a gordura da região abdominal.

3.Ajuda a saúde do cérebro

Por serem ricas em folato, que é uma vitamina do complexo B, as nozes auxiliam o funcionamento adequado do cérebro, agindo na capacidade cognitiva, mental e emocional.

Amêndoas

1.Aumenta o nível do colesterol bom

Fonte de fibras, proteínas, vitamina E e B2, magnésio e fósforo, elas auxiliam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis do colesterol do bem (HDL), que elimina as moléculas de gordura na corrente sanguínea. Dessa forma, elas ajudam a reduzir o risco de ataques cardíacos.

2.Previne o câncer

Como são ricas em antioxidantes, elas neutralizam os radicais livres e auxiliam a salvar células danificadas. Por serem ricas em fibras, as amêndoas ajudam a combater o câncer colorretal (que começa no intestino grosso ou reto), já que facilitam o processo digestivo.

 3.Previne o envelhecimento da pele

Por serem antioxidantes, elas protegem a pele do estresse oxidativo e criam uma barreira contra os raios UV. Como são fontes de vitamina E, elas também protegem o colágeno e a elastina, proteínas fundamentais para deixar a pele firme e sem rugas.

4.Ajuda a emagrecer

Fonte de proteínas, fibras e gordura não saturada, as amêndoas também promovem a sensação de saciedade.

LEIA TAMBÉM:

Qual a melhor forma de conservar o seu azeite

Tags: Tags: | |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...